quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Estamos falando do meio ambiente!! - postado por Lívia Venancio

O lixo é um problema relativamente recente, já que, há algumas décadas era constituído basicamente por materiais orgânicos – facilmente assimiláveis pela natureza. Mas com a mudança dos hábitos humanos, com a evolução tecnológica, o lixo tomou outra dimensão e a sua “composição” também mudou.

Usualmente, o lixo pode ser definido como “as sobras das atividades humanas”, ou seja, tudo o que fazemos em nosso dia-a-dia é passível de gerar lixo. Alguns itens: embalagens, restos de comida, utensílios velhos e tudo o mais que pensamos que não nos serve mais.

Cada brasileiro produz, em média, 1 quilo de lixo diário, que acumulado faz com que o Brasil produza cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, e que, em geral, tem o mesmo destino: os lixões e aterros. Isto porque menos de 5 % destes resíduos são reciclados. Valor insignificante se comparado à quantidade de material reciclado nos Estados Unidos e na Europa, que chegam a 40% do total.

Basicamente, de tudo que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou ainda reutilizado, e outros 35% poderiam ser transformados em adubo orgânico. Se estes resíduos fossem destinados corretamente, diminuir-se-iam as enormes montanhas formadas nos lixões das cidades e, conseqüentemente, a degradação ao Meio Ambiente.

A reciclagem é o reaproveitamento dos materiais transformando-os em matéria-prima para um novo produto. Este processo traz inúmeras vantagens:

- Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar.
- Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita.
- Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.
- Além da economia de energia e matérias-primas, temos menos poluição do ar, da água e do solo.
- Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas.
- Gera renda pela comercialização dos recicláveis. Diminui o desperdício.
- Gera empregos;
- Dá oportunidade aos cidadãos de preservar a natureza de forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.

Para desfazermos esta situação lamentável a que chegamos, precisamos nos mobilizar, trata-se de um trabalho árduo e que não pode ser feito de maneira isolada. Para mudar o mundo, precisamos começar mudando o nosso interior. Mudando nossa maneira de pensar, modificando nosso lar e aí sim poderemos exteriorizar!

Com tantas vantagens não tem porque não participar. Vale a pena se informar e reciclar! O que você acha?

3 comentários:

  1. Fantástico; muito bom.
    Esta deveria ser uma das preocupações mais fortes do mundo moderno.
    Parabéns ao grupo.
    O texto está bem escrito;
    Um grande abraço;
    Marco

    ResponderExcluir
  2. Como eu já disse ao grupo; parabéns.
    Um grande tema.
    Um abração;
    Marco

    ResponderExcluir